Mas afinal, o que é SEO e para que serve?

SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de disciplinas de Marketing Digital usadas para posicionar um site nos resultados de busca.

Quando o objetivo do seu site é aparecer no Google, falar de SEO é fundamental, até porque, sem tocar nesse assunto, a conversa ficaria sem muito sentido. Mas afinal, o que é SEO?

SEO: Otimizar, otimizar, otimizar

A sigla SEO vem do inglês, significando Search Engine Optimization, ou seja, otimização do motor de buscas. Quando se fala de SEO, portanto, estamos falando de disciplinas de Marketing Digital, como Planejamento, Pesquisa e outras que, juntas, podem deixar um site melhor visto pelo serviço de busca, como o Google ou o Bing.

Quando você faz uma pesquisa no Google, verá, na maioria das vezes, dois tipos de resultados. Os quatro primeiros geralmente são os pagos, que podem ser identificados pela marca “anúncios”, em amarelo, logo a baixo do link. Os resultados seguintes são os chamados orgânicos, ou seja, os resultados recomendados pelo Google.

Essa lista orgânica é apresentada por uma série de fatores que o Google leva em conta. Simplificando os termos, o Google seleciona aspáginas mais relevantes para a busca que o usuário faz e as classifica da melhor para a pior. Ou seja, quanto mais relevante a página, maior a chance de elas ocuparem as primeiras posições no buscador.

E o que o SEO tem a ver com tudo isso?

Como grantir a relevância

Uma boa estratégia de SEO, em termos diretos, procura aumentar a relevância de um site ou página da internet para que este apareça nas primeiras posições nos sites de buscas. Para alcançar esses objetivos, uma série de ações são empregadas.

Normalmente, uma estratégia de SEO é baseada em dois pilares: O SEO on page, ou seja, as alterações feitas na página para otimizar o mecanismo de buscas, e o SEO off page, ações tomadas fora do ambiente do site mas que, mesmo assim, afetam a relevância do domínio.

As estratégias de SEO on page envolvem o trabalho de uma keyword(palavra-chave). Existem muitas ferramentas no mercado que ajudam no momento de escolher a melhor palavra-chave para seu negócio. A partir dela você já pode começar a produzir textos otimizados para SEO, saber ordenar as heading tags, criar titles e meta descriptions adequados.

E o SEO off page? Como já explicamos, o que posiciona um site no buscador é a relevância do seu conteúdo. Além de tomar as atitudes corretas na hora de produzir seu site, transformá-lo em uma referência para outros também aumenta sua relevância.  Essa relevância pode vir de diversas maneiras, mas, no geral, o maior indicador é a quantidade e, principalmente, a qualidade de links externos que levam ao seu site.

Tome muito cuidado com vendas de serviços como diretório de links ou mesmo na compra de  links externos. Essas práticas configuram no chamado black hat, ou seja, elas quebram as regras determinadas pelos buscadores. As punições por black hat costumam ser bem severas, fazendo o seu site perder muitas posições ou até mesmo até ser banido do buscador.

Mas lembre-se: garantir que você tem um bom site é sua principal ferramenta para ter relevância online.

Compartilhe essa notícia: