Posicionamento de Marca é a Chave para o Sucesso Online

Normalmente, quando uma empresa quer estabelecer sua presença na internet, e inicia com seu site e demais canais online, acaba se deparando com um número de visitantes bem decepcionante e a falta de leads. Há muitos aspectos do posicionamento de marca, que muitas vezes são esquecidos e podem ser significativos para o sucesso online. Isto é verdade tanto para novos sites quanto para sites já existentes.

Branding

Você já tem uma presença online? Você entende seus valores de marca? Sabe como você deseja ser percebido pelo público? Existe consistência na comunicação de todos os canais de marketing? Aqui estão algumas coisas que você precisa considerar.

Valor

O valor é, provavelmente, um dos fatores mais importantes quando se trata de marcas e como elas são vistas ou interagem online. Em primeiro lugar você precisa entender o valor que você apresenta aos consumidores – existe uma necessidade ou desejo clara e este valor é retratado em toda a sua atuação online e offline? Retratar o valor que você oferece aumenta as chances de sucesso online.

Você é memorável?

Sua marca deve ser memorável e posicionada de tal forma que vem à mente quando um indivíduo necessita de um produto ou serviço que você oferece.

Você é original?

Se existem milhares de empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços, como você faz, como você pode se destacar do resto do grupo? Se você não oferece nada de único vai ser difícil atingir o sucesso.

O mesmo vale para nomes de empresas – se você tem um nome que é relativamente genérico ou é tomado por uma série de outras empresas em todo o mundo, você vai ter que lutar muito para ser encontrado. Tente ser o mais original possível para superar esse obstáculo inicial.

Imagem

Muitas marcas enchem seus sites com imagens genéricas e fotografias que realmente não fazem nada para ajudar a sua marca a ter sucesso online. As imagens são definitivamente uma boa coisa para ter em um site para quebrar o texto e para tornar o site visualmente atraente. É relativamente fácil de criar suas próprias imagens com um pouco de criatividade e usando uma série de ferramentas gratuitas. Pense em como as imagens podem ser usadas como uma ferramenta para melhorar a sua imagem de marca.

Sua Voz

Você tem uma voz online que é exclusiva para a sua empresa e seus funcionários e retrata a paixão que você tem para o trabalho que você faz? Esta é uma boa maneira de mostrar que você tem uma paixão pelo que faz.

Como garantir que essa voz seja ouvida?

Além de considerar cuidadosamente os textos em seu site, um blog é uma ótima maneira de criar continuamente novos materiais, que também vai mostrar quem você é e como você trabalha como uma empresa. Isso pode destacar suas competências, conhecimentos, personalidades e ajudar a posicionar-se como uma autoridade dentro de sua indústria.

Resenhas

Muitas empresas também tendem a se esconder atrás de uma parede de opiniões online, embora a legitimidade desses comentários às vezes possa ser questionada. Sua marca realmente faz jus a esses comentários? Você tem práticas que tornam impossível de quem não é cliente questionar essas opiniões?

Buscas

É claro que você quer que seu site esteja no topo das buscas, então leve em consideração perfis sociais, críticas externas e outros sites. Escolha aqueles que representam a sua marca e como você deseja ser percebido, isto é particularmente importante à medida que mais e mais pessoas tendem a estar pesquisando marcas antes de decidir a se comprometerem com a compra.

Você e Sua Equipe

Às vezes, saber quem está por trás da empresa é tão importante quanto a própria marca. Como a maioria das pessoas que utilizam alguma forma de mídia social, é provável que a maioria dos proprietários da empresa e funcionários também estejam nessas plataformas. Com um pouco de pesquisa, as pessoas geralmente podem descobrir quem está por trás de uma empresa, então você pode muito bem usar esses ativos para a sua vantagem e construir confiança na marca e lealdade.

Visibilidade

Quando um site apresenta informações da equipe, dos proprietários, dos envolvidos, ele passa credibilidade. Saber quem está por trás da empresa pode melhorar instantaneamente sua imagem. Principalmente se o proprietário é algum tipo de autoridade dentro da indústria, as pessoas serão muito mais propensas a acreditar que a empresa como um todo pode entregar o que ela promete.

Esta é uma boa maneira de humanizar sua marca e criar um valor global de marca. É mais fácil se conectar com essas marcas em um nível onde você confia nas informações que eles estão divulgando.

Para algumas indústrias pode ser bem interessante, além de apresentar fotos e nomes de quem está por trás da empresa, apresentar também informações pessoais como interesses e gostos. Isso acrescenta no sentido de assegurar que sua marca não é uma criação superficial interessada apenas em arrecadar dinheiro, mas um grupo de indivíduos criando valor para o cliente.

Competências

As habilidades são mais importantes para algumas empresas do que outras, por exemplo, para uma empresa de web design que você provavelmente está interessado nas habilidades dos indivíduos para garantir que eles são capazes de entregar seu projeto dentro do nível que for necessário.

Ao invés de destacar as habilidades de algumas pessoas-chave, é possível destacar as habilidades da equipe como um todo. Isso fará com que a empresa se mostre mais capaz de fornecer uma variedade de funções e mais chances de superar os desafios que sejam apresentados.

Mídias Sociais

Você deve estimular os funcionários e executivos a criarem seus próprios perfis de mídia social. Isto irá reforçar a personalidade das pessoas envolvidas na empresa e vai envolver mais as pessoas. Existem várias maneiras de fazer isso. Uma das melhores maneiras é criar contas específicas do indivíduo como  profissional, de modo que cada pessoa tenha uma plataforma para participar e interagir na comunidade. Isso não só ajuda a humanizar a marca, mas se multiplica o número de canais em que as pessoas podem se conectar com a marca.

Ao referir-se aos funcionários da empresa e sua presença online, é bom para definir algumas orientações sobre o que é e o que não é aceitável em termos de como eles retratam a marca, embora você deva incentivá-los a personalizar as suas atualizações e deixar a sua personalidade brilhar.

Contato

Como fazer com que clientes potenciais entrem em contato com você? Isto pode significar a diferença entre alguém se converter em um cliente ou eles acharem o que precisam na concorrência. Alguém pode ter uma simples pergunta sobre um produto ou serviço que você oferece, se eles não podem facilmente entrar em contato com você para ter essa pergunta respondida – eles vão procurar em outro lugar. Deixe bem claro no seu site em quais canais o cliente pode entrar em contato com você.

Encontrar Você

Você dá muita atenção à forma como as pessoas podem descobrir que você está online? Você garante sua visibilidade em todos os locais onde você está? Aqui estão alguns pontos para pensar:

Você incluiu um link para seus perfis sociais no seu site?

Escolha nomes apropriados, pense no que seria fácil para alguém encontrar – de preferência um nome semelhante ao de sua marca.

Esteja onde as pessoas esperam que você esteja.

Onde você está?

Algumas empresas evitam a divulgação de sua localização física. Talvez eles não queiram que os clientes façam uma visita, ou talvez eles estejam trabalhando de casa. Há, porém, um elemento de confiança associado aos endereços físicos, isso mostra que a empresa opera a partir de um local onde pode ser achada se for preciso, e não tem como desaparecer da face da terra tão facilmente.

Você talvez precise considerar se reter esta informação é, na verdade, um benefício para o seu negócio. Feito isso, certifique-se de que você está listado no Google Plus, isso melhora a probabilidade de descoberta no Google. Inclua informações de endereço em todas as páginas do site.

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